Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas; pois as suas obras os acompanham (Apocalipses 14:13).
Após um período de enfermidade e internações, nosso amado e estimado PRESBÍTERO EDSON GUEIROS LEITÃO está na Glória com o Senhor. Aos 85 anos.
13 de outubro de 1925, nascia na Cidade de Garanhuns, em Pernambuco, EDSON GUEIROS LEITÃO. Seus pais FLORIPES GUEIROS LEITÃO e ARTUR LEITÃO DE ALMEIDA, proporcionaram-lhe um lar onde os princípios evangélicos eram latentes e efetvos, criando assim no intelecto de EDSON uma disposição de seguir pelas trilhas tradicionais de sua família, tão ilustre, não só da parte materna como também paterna, onde GUEIROS e LEITÃO, são tradicionais nos arraiais evangélicos.
Foi batizado pelo Rev. José Martins Leitão na Cidade de Bom Jesus do Itabapoana - RJ.
EDSON, professou sua fé aos 18 anos, ou seja, a 26 de dezembro de 1943, sendo que o Pastor de nossa Igreja era na época, o saudoso Rev. Mattathias Gomes dos Santos.
Juntamente com seus irmãos, HILTON, NIVALDA e CÉLIO, iniciaram suas atividades na Igreja local, dando inteiro apoio à UMP, apoio este que valeu não só para EDSON, como também para seus irmãos, lugares de projeção na direção da valorosa UMP-Rio.
A 15 de maio de 1954, era impretada a bênção matrimonial em seu casamento com a Sra. GILDA SIMON LEITÃO, filha de família da mesma forma tradicional de nossa Igreja. Esta cerimônia foi celebrada pelo Rev. Amantino Adorno Vassão. Desta união abençoada nasceram quatro filhos: ANGELA CRISTINA, ANA MARGARIDA, EDSON (carinhosamente chamado de Edinho) e ALESSANDRA. Dentre as muitas atividades que exerceu na sociedade, destacam-se as seguintes: funcionário do IBGE, PETROBRAS, Diretor da INTERBRÁS. Era Estatístico. Por conta de sua atividade profissional nesta área residiu na França, Estados Unidos, Itália, viajando também para o Oriente Médio.
Saliente-se, ainda, que em 14 de maio de 1953, ganhou uma bolsa de estudos e foi para a NATIONAL PRESBITERIAN CHURCHem Washington; entre estudantes de diversos países foi o PRIMEIRO COLOCADO nas provas de matemática. Regressou ao Brasil no ano seguinte (1954).
Na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro foi:
Na Ump: 1º Secretário: 1933/1946 e 1948; Vice-Presidente: 1950 e Diretor do Departamento Intelectual: 1951/1952.
Na Diaconia: Eleito em 20 de maio de 1956 e ordenado em 30 de setembro de 1956; Secretário da Junta Diaconal: 1959.
No Presbiterato: Eleito em 13 de novembro de 1960 e ordenado em 08 de janeiro de 1961.
No Conselho: Tesoureiro; Membro de Comissões; Vice-Presidente: desde 1982; Presbítero Emérito desde 1989. Exerceu, portanto, 10 mandatos e foi reeleito para mais um em 2010.
Na SAF: Conselheiro desde 2002.
Na Escola Bíblica Dominical: Professor de Bíblia.
Presbitério do Rio de Janeiro: Tesoureiro.
No Museu da Igreja: Curador
Enfim, isso é um pouco do que esse amado irmão fez nessa terra. Zeloso para com as coisas de Deus é de se destacar o amor e carinho que tinha pela Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. Filho, pai, esposo e avó admirado por muitos.
Breve nos veremos, naquele grande dia, ao ressoar das trombetas.
Até breve, meu irmão. O senhor foi um exemplo para mim de dedicação e seriedade para com a Obra do Senhor.
Sentiremos saudades.
(a) Diác. Nelson de Paula
2 comentários:
Fiquei muito emocionada ao ler o
histórico do nosso Presbitero Edson
Gueiros Leitão, na verdade ele foi
um Homem de Deus, secularmente, na
familia e na Igreja.
ELE FOI APROVADO JÁ ESTA COM O SENHOR. ALELUIA! Marlene Mandarino
tb me emocionou ler essa biografia resumida do meu avô...
saudades...
lucas
Postar um comentário